-
Arquitetos: RH+ Arquitectos
- Área: 154 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:João Morgado
-
Fabricantes: Hansgrohe, Agape, Cielo, Florim, Levantina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os showrooms são espaços de exposição com características muito particulares. Se os espaços de exposição devem ser o mais neutros possível para que as peças de arte se destaquem, nos showrooms de carácter permanente, como são as áreas comerciais, é importante existir um compromisso entre neutralidade e a criação de um cenário próximo do quotidiano, convidativo e acolhedor para os clientes, em que os produtos sejam mostrados como que aplicados num ambiente real.
Estas características espaciais foram conseguidas através da escolha dos materiais e cores. O invólucro da loja, o que limita o espaço bem como os necessários equipamentos técnicos, foram tratados como um espaço vazio, uma caixa pintada de preto, com o intuito de os tornar menos presentes, como se desaparecessem. Os planos e volumes executados em madeira de tons claros, que se desenvolvem a partir do chão e dobram para o teto, destacam-se e definem diferentes espaços de trabalho, áreas de exposição, superfícies para fixar produtos e integração do sistema de iluminação.
O espaço foi organizado segundo três linhas funcionais: na primeira linha localiza-se a montra, que funciona como mostruário tanto para o interior como para o exterior, maximizando-se assim a sua funcionalidade; a linha central é composta por bancadas de trabalho, armazenamento e prateleiras de exposição, integradas em peças de mobiliário desenhadas para este projeto e com esse objetivo. Estas peças são os elementos chave para a organização das diferentes áreas da loja e determinam a forma de se circular na mesma; a última linha é onde estão organizados os espaços mais reservados, como a área de trabalho, instalação sanitária, zona de armazenamento e sala de reuniões.
A loja desenvolve-se em dois níveis, unificados visualmente pela escolha do revestimento do pavimento, que são peças cerâmicas de tom claro e de grandes dimensões. Num terceiro nível, tirando partido do pé-direito da loja, como que num mezanino, desenvolve-se a zona de escritório.
A sala de reuniões foi uma área da loja tratada com especial cuidado, por ser como que o seu rosto, e, portanto, um requisito particular do cliente. Trata-se de um espaço mais privado que, sem se desligar completamente do restante ambiente da loja, foi equipado para permitir a visualização dos projetos a equipar, a realização de apresentações a clientes, receção de fornecedores, e ser o espaço específico para a realização das negociações inerentes a este tipo de mercado. A madeira continua presente, mas foi utilizada de maneira diferente, com a definição de uma estante que ocupa a totalidade de uma das paredes, e um ripado que reveste a parede de maior dimensão, dando profundidade ao espaço. Desenhada especificamente para este projeto a mesa da sala de reuniões é o elemento central desta área, que permite assim mostrar outras potencialidades de utilização dos materiais vendidos na loja.